segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Psicologia

Importância do brincar para o desenvolvimento infantil



O brincar é um das formas mais comuns do comportamento humano durante a infância. Até pouco tempo, o brincar era desvalorizado e menosprezado. Porém com o evoluir dos tempos, fomos percebendo a importância do brincar no desenvolvimento das crianças. Através da brincadeira a criança estimula a curiosidade, o desenvolvimento da linguagem, da atenção... É o mais importante: o brincar permite as crianças reiventar a realidade.
Estudiosos contemporâneos como Piaget, Vigotsky, Montessori Alicia Fernandes e Lino de Macedo deram um destaque especial ao brincar da criança atribuindo-lhe papel decisivo na evolução dos processos de desenvolvimento humano. Para Vigostsky, no brincar, a criança está sempre acima de sua idade média, acima de seu comportamento diário. Assim na brincadeira, as crianças manifestam certas habilidades que não seriam esperadas para sua idade. Daí vê-se o quanto o brincar é benéfico ao aprendizado, pois a pessoa está em condição favorável para aprender.Vigotsky diz que, a promoção de atividades que favoreçam o envolvimento da criança em brincadeiras, principalmente aquelas que promovem a criação de situações imaginárias, tem nítida função pedagógica. Em qualquer idade, tamanho o importante é brincar!

Literatura

Literatura Juvenil

A literatura infanto juvenil é um ramo da literatura, dedicada especialmente às crianças e jovens adolescentes. Nisto se incluem histórias fictícias infantis e juvenis, biografias, novelas, poemas, obras folclóricas e/ou culturais, ou simplesmente obras contendo/explicando fatos da vida real.
Naturalmente, o conteúdo dentro de uma obra infantojuvenil depende da idade do leitor; enquanto obras literárias destinadas a crianças de dois a quatro anos de idade são quase sempre constituídas de poucas palavras e são muito coloridas e/ou possuem muitas imagens e fotos, obras literárias destinadas ao jovem adolescente muitas vezes contêm apenas texto.
A literatura infantil é destinada especialmente às crianças entre dois a dez anos de idade. O conteúdo de uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Além disso, precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança. Os primeiros livros direcionados as crianças foram feitos por professores e pedagogos no final do século XVII, com o objetivo de passar valores e criar hábitos. Atualmente a literatura infantil não tem só este objetivo, hoje também é usada para propiciar uma nova visão da realidade, diversão e lazer.
Alguns exemplo de livros infantis famos são: O sítio do picapau amarelo, Cinderela, Branca de Neve e os sete anões...

Geografia para crianças

Curiosidades...
Você sabia ?

Conhecendo o planeta...
Não adianta mais cavar um buraco no seu quintal, pois não é assim que você irá chegar ao Japão!
Você sabia que o nosso planeta possui três camadas? Pois é, imagine um abacate: o caroço seria a parte central da Terra chamada de núcleo ou nife. "Ué, por que nife?" Porque o núcleo é composto principalmente por níquel (o símbolo é Ni) e ferro (o símbolo é Fe). Se você acha que um forno é quente, imagine como deve ser lá, onde a temperatura é superior a 6000ºC!
Já a parte do abacate que a gente come seria a camada intermediária da Terra, chamada de manto. O manto é formado pelo magma, que é uma massa incandescente (bem quente) e pastosa (a palavra magma vem do grego "mágma", que quer dizer pasta de farinha de trigo amassada).
Por fim vem a casca do abacate que seria a litosfera ou crosta terrestre, que é onde a gente vive! A litosfera é a camada sólida que envolve a Terra. Ela é dividida em duas partes, que tal conhecê-las?

Sial ou sima?
A camada superior da crosta terrestre possui de 50 a 100 km de espessura. Ela é chamada de sial por ser constituída, principalmente, por sílicio (o símbolo é Si) e alumínio (o símbolo é Al). Esses dois materiais são bem conhecidos: quem nunca bebeu um refrigerante de latinha (de alumínio) e depois separou para reciclagem? Já o sílicio é o material mais abundante da litosfera: é ele que dá aquela coloração clarinha aos grãos de areia!
A camada inferior da crosta terrestre é chamada de sima por ser formada, especialmente, por silício e magnésio. O magnésio é um material leve e resistente muito utilizado para fabricar ferramentas, peças de avião etc.

Forno subterrâneo!
Você sabe o que é o grau geotérmico? As pessoas falam a respeito desse grau quando se referem ao número de metros de profundidade que são necessários para que a temperatura da Terra aumente 1ºC.
Para simplificar, na maioria dos lugares, o grau geotérmico corresponde a 33 metros: isso significa que a cada 1000 metros cavados, a temperatura é, mais ou menos, 30ºC mais elevada se compararmos com a superfície terrestre.
Não é à toa que a temperatura ultrapasse os 6000ºC no interior da Terra!

Filosofia para crianças

Atividade para as crianças pintarem e aprenderem o hino nacional. Aprenderem um pouco mais de ética.

domingo, 4 de dezembro de 2011

2º Caderno

Sociologia


Trabalho Infantil


É proibido por lei que crianças com menos de quatorze anos realizem qualquer trabalho infantil. Até esta idade a criança pode até ser aprendiz de algum trabalho, mas em hipótese alguma pode exercê-lo. Este aprendizado é considerado como uma formação técnico-profissional, que tem que garantir o tempo do infantil no ensino regular, com freqüência obrigatória; não pode ser uma atividade que prejudique o desenvolvimento do adolescente e tem que ser realizada em horários especiais para não ser caracterizado como trabalho infantil. Desde a época de Getúlio Vargas, os adolescentes maiores de quatorze anos têm um percentual garantido no mercado de trabalho, mas as funções noturnas, insalubres ou perigosas são absolutamente proibidas, fazendo com que seja difícil que empregadores se interessem por este tipo de mão-de-obra. 
Quando o infantil menor de quatorze anos é aprendiz, a lei garante a ele o direito à bolsa de aprendizagem, o que nem sempre se cumpre na prática, e quando maior de quatorze anos, os direitos trabalhistas e previdenciários têm que ser respeitados. Apesar de todas estas condições legais, a realidade social de alguns países, como o Brasil, gera a necessidade de aumento de renda nas famílias mais pobres que, muitas vezes, têm nos filhos uma fonte de renda. Neste caso, quanto mais crianças na família, mais pedintes ou vendedores de rua para aumentar a renda familiar. O trabalho infantil, tanto nos grandes centros, quanto nas zonas rurais, são uma grande preocupação de ONGs e pessoas envolvidas com este assunto. É comum que o infantil seja explorado com salários que podem não passar de um prato de comida e com atividades que provocam sérios danos físicos e psicológicos em cada uma delas, afastando-as da escola e submetendo-as ao trabalho escravo. Falar de trabalho infantil é delicado e difícil, porque, numa situação de miséria absoluta, é muito difícil convencer os pais de que as crianças não devem trabalhar, e os empregadores são violentamente contra denúncias e medidas.

Coluna CEJK

Enfim, esta chegando o final do ano, e com ele a formatura do 4º ano do CEJK e do 5ºano do Julinha.
No Julinha as crianças já tiraram a foto com a beca nessa sexta - feira. Porém muitos ainda estão de recuperação principalmente em Matemática.
Mais eu desejo que todos passem de ano com notas muito boas (como as minhas ;D). Então criançada do Julinha vamos estudar pra fazer uma boa recuperação.

Português