Curiosidades...
Você sabia ?
Conhecendo o planeta...
Não adianta mais cavar um buraco no seu quintal, pois não é assim que você irá chegar ao Japão!
Você sabia que o nosso planeta possui três camadas? Pois é, imagine um abacate: o caroço seria a parte central da Terra chamada de núcleo ou nife. "Ué, por que nife?" Porque o núcleo é composto principalmente por níquel (o símbolo é Ni) e ferro (o símbolo é Fe). Se você acha que um forno é quente, imagine como deve ser lá, onde a temperatura é superior a 6000ºC!
Já a parte do abacate que a gente come seria a camada intermediária da Terra, chamada de manto. O manto é formado pelo magma, que é uma massa incandescente (bem quente) e pastosa (a palavra magma vem do grego "mágma", que quer dizer pasta de farinha de trigo amassada).
Por fim vem a casca do abacate que seria a litosfera ou crosta terrestre, que é onde a gente vive! A litosfera é a camada sólida que envolve a Terra. Ela é dividida em duas partes, que tal conhecê-las?
Sial ou sima?
A camada superior da crosta terrestre possui de 50 a 100 km de espessura. Ela é chamada de sial por ser constituída, principalmente, por sílicio (o símbolo é Si) e alumínio (o símbolo é Al). Esses dois materiais são bem conhecidos: quem nunca bebeu um refrigerante de latinha (de alumínio) e depois separou para reciclagem? Já o sílicio é o material mais abundante da litosfera: é ele que dá aquela coloração clarinha aos grãos de areia!
A camada inferior da crosta terrestre é chamada de sima por ser formada, especialmente, por silício e magnésio. O magnésio é um material leve e resistente muito utilizado para fabricar ferramentas, peças de avião etc.
Forno subterrâneo!
Você sabe o que é o grau geotérmico? As pessoas falam a respeito desse grau quando se referem ao número de metros de profundidade que são necessários para que a temperatura da Terra aumente 1ºC.
Para simplificar, na maioria dos lugares, o grau geotérmico corresponde a 33 metros: isso significa que a cada 1000 metros cavados, a temperatura é, mais ou menos, 30ºC mais elevada se compararmos com a superfície terrestre.
Não é à toa que a temperatura ultrapasse os 6000ºC no interior da Terra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário